top of page

A Importância do conhecimento de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes nas Escolas.

  • Foto do escritor: MLSimões
    MLSimões
  • 18 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jun. de 2018

A Formação em Primeiros Socorros para profissionais da Educação no Brasil:

Embora a formação em primeiros socorros ou a presença de um profissional da saúde não sejam obrigatórias nas escolas do nosso país, podemos encontrar em diversos documentos a importância e a relevância do conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes, por este motivo os profissionais destas instituições que cuidam de nossas crianças deveriam estar aptos a prestar um mínimo de atendimento a fim de assegurar e preservar a vida e a saúde dos alunos.

Em maio de 2002, a 27ª Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas aprovou o documento “Um Mundo para as Crianças”, no qual os Chefes de Estado, de Governo e representantes dos países participantes se comprometem a trabalhar para construir um mundo mais justo para as crianças. O Brasil também assinou o documento. O compromisso começa aqui: um Brasil mais justo para suas crianças.


Após essa Assembleia das Nações Unidas, iniciativas para garantir os direitos da criança foram elaboradas, uma delas pela Rede Nacional Primeira Infância que entregou ao Governo e à sociedade brasileira uma sugestão de Plano Nacional para a Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas na promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos. (10)

Entre as ações apresentadas ao Governo, algumas corroboram com o tema abordado neste texto, sobre a promoção da saúde e preservação da vida do aluno, por parte das escolas e dos profissionais que nela atuam, são elas:

  • EIXO CRIANÇAS COM SAÚDE: Realizar em creches e pré-escolas, ações de promoção de saúde articuladas com as da educação e dos setores do desenvolvimento social, da cultura e do desenvolvimento agrário;

  • EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL: Os professores têm direito a programas de educação permanente, por isso é importante estabelecer um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de Educação Infantil;

  • EIXO EVITANDO ACIDENTES: Inserir o tema prevenção de acidentes e primeiros socorros nos cursos de formação e de educação continuada dos dirigentes, coordenadores, equipe técnica, educadores e auxiliares de abrigos e também para os profissionais de desenvolvimento do Programa de Famílias Acolhedoras Organizações internacionais, como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), classificam como uma escola segura àquela onde os colaboradores e até mesmo os alunos possuam preparo para responder a uma situação de emergência, além de outros requisitos como envolvimento dos familiares nos aspectos de segurança da escola, práticas esportivas seguras entre outras.


Nos dias 07 e 14 de junho recebemos a equipe do SAMU para esclarecimentos um pequeno treino sobre primeiros socorros. Obrigada aos enfermeiros: Washington, Luís e Caitano pela disponibilidade conosco. Valeu!!

Santos, 18 de junho de 2018

 
 
 

1 Comment


schiavonrosana
schiavonrosana
Jun 18, 2018

Conhecimento nunca é demais!

Like
  • c-facebook

UME Maria Luiza Simões Ribeiro  Tel. 32965455 Rua Pio XII, 40 Saboó- Santos SP

bottom of page